Em construção

Em Construção

sábado, 24 de novembro de 2012

Sertanejo improvisa tipoia para manter de pé a última vaca do rebanho dizimado pela seca


Mais de 40% do rebanho bovino da Paraíba já foi dizimado pela prolongada estiagem. Desesperados com a morte dos animais, pequenos produtores da zona rural improvisam de tudo para salvar as últimas reses. É o caso de seu Jorge dos Santos, 52 anos, que tem um pequeno roçado no município de Itaporanga (na região do Vale do Piancó, a  420 quilômetros de João Pessoa). Sua última vaca leiteira, sem força para se sustentar de pé, é amparada por uma tipoia feita com redes velhas amarradas em quatro traves.


A cena dramática foi registrada pelo padre Djacy Brasileiro, pároco da cidade de Pedra Branca, na mesma região, que vem denunciando a falta de assistências dos governos aos agricultores e produtores que perderam tudo o que investiram por conta da seca.
Seu Jorge tinha 11 animais em seu rebanho. A maioria morreu de sede e fome. Hipertenso, há uma semana ele foi encontrado desacordado no meio do terreiro, próximo de uma vaca que também morreu tentando parir. “A vaca, uma das últimas que eu tinha, morreu depois de tentar parir e não ter forças. Não agüentei de tanta tristeza, passei mal e desmaiei. Sofro de pressão alta e caí ao ver meu animal morrer de fome, sede e sem ter sua cria”, narra.  
Ele teve que se desfazer de outros animais, vendendo-os  a preço abaixo do mercado local, para fugir

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

HOMÉM TENTA AGARRAR MENOR E É ESFAQUEADO PELO O MESMO

BUÍQUE - O fato aconteceu na cidade de Buíque , na Avenida Paes Azevedo, Centro. De acordo com informações, o vendedor de 38 anos, residente no Sítio Pocinhos, Gilmar Alonso da Silva, passou o dia bebendo com um menor de 17 anos, quando, prórpio volta da meia noite, o mesmo o convidou para dormir na casa de seu avó, ao chegar na residência, no quarto do menor Gilmar começou a agarrar o mesmo, foi aí que o menor pegou uma faca e efetuou três golpes na vítima, atingindo-o no braço, no pescoço e no abdômen. O menor foi levado para Delegacia de Arcoverde.

BUÍQUE - A patrulha Rural foi acionada com informações de que no Povoado do Catimbau, José Nilton dos Santos, 19 anos, estava agredindo sua mãe, Dona Maria do Socorro dos santos de 44 anos viúva. A vítima disse ao policiamento que é ameaçada com frequências e que o filho sempre agride a ela dessa maneira, ela estava com vários hematomas pelo corpo feitos pelo o rapaz, que segundo a mãe quando está embriagado sempre age de forma violenta. A pol´pici9a está a procura do agressor.

BUÍQUE - A GATI recebeu informações de que na Rua Eduardo de Freitas havia ocorrido uma tentativa de homicídio, ao chegar no local foi contatado de que Damiana Maria Cavalcante, foi esfaqueada na coxa e no peito. O agressor foi seu atual companheiro, Alcides da Silva Galdino que está foragido. A arma do crime estava nas mãos da mãe da vítima que estava numa cadeira de rodas. A vítima foi socorrida para o Hospital Regional de Arcoverde.

Fonte 3ºBPM
Telefone/190/87-3821-8227/3821-8442
Direto da Redação/Hozana Araújo

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Mais uma passagem molhado construída na Aldeia Ponta da Varzea

Fotos: Alison Jr.







 A Prefeitura Municipal de Buíque através da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos construiu uma passagem molhada no riacho que fica na estrada que liga Catimbau  a aldeia Ponta da varzea. Uma reivindicação antiga da comunidade que no inverno tinha muita dificuldade em passar no local. 
Com esta passagem molhada, já são três construídas. Esta obra que foi autorizada pelo prefeito Jonas Camêlo vai facilitar o deslocamento das comunidades que trafegam por aquela estrada, podemos observar em tempos atrás as dificuldades que os moradores daquela região enfrentavam com a aglomeração de água no riacho, dificultando a passagem de pedestres e veículos.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Um grito de alerta na zona rural de Buíque.

Imagens geradas na zona rural  da cidade de Buíque
 A gravidade do atual  quadro  de calamidade pública que o município  de Buíque atravessa  com a  seca que castiga todo Nordeste chama á atenção das autoridades competentes sobre os danos e sofrimentos vividos por cada morador da zona rural. Hoje para se trafegar nas estradas que cortam o município e necessário estar preparado devido a uma temperatura que passa dos 40 graus  dependendo do horário é possível se comparar ao Deserto do Saara pela sua temperatura. Enquanto todos os meios de comunicação classificam  essa seca como uma das maiores dos últimos 30 anos o bravo homem do campo  vai se virando como pode e não perdem jamais as esperanças de um futuro ainda promissor no futuro.
Hoje as comunidades visitadas  dos   Sítios Mocó, Lagoa do Negro e Ingazeira  vivem um dos maiores dramas, alguns criadores tangem seus rebanhos numa distância de 3 Km para que seus animais possam matar sua sede, barreiros e barragens limpas através de mutirões  organizados pelos próprios moradores esperam limpos a chuva cair do céu mas enquanto não vem se viram da maneira que podem  com água distribuída pelos carros pipas dos programas de combate a seca desenvolvidos pelo IPA e Prefeitura local despejadas nas cisternas que servem em cada localidade para todos.
Percorrendo hoje,(15) aquela localidade percebi que nem tudo é ouro, segundas informações repassadas mesmo com um pouco de contraste entre o cinza  gerado pela estiagem  o verde de alguns pé de árvores frutíferas como manga e caju que serve de sombra para amenizar o calor, muitos animais  não estão resistindo a fome e seda  o que estar causando uma baixa  muito grande na vida do  pequeno e médio produtos rural .
Fonte: Adauto Nilo

Plano Estadual está sendo elaborado para combater a seca em 122 municípios


Reunião aconteceu no IPA, no bairro do Cordeiro - Ascom/IPA

O combate à seca ganhou mais uma ferramenta. Ontem, no IPA, no bairro dos Cordeiros, em Recife, o Comitê Integrado de Convivência com o Semiárido se reuniu com a Articulação no Semiárido Brasileiro para discutir metas e possíveis estratégias para compor o Plano Estadual de Políticas de Convivência com a Seca.

Na reunião, foi apresentado o documento base elaborado no dia 1º de novembro com os bispos diocesanos de Pesqueira, Afogados da Ingazeira e Petrolina, além de lideranças religiosas, no município de Serra Talhada. No total, 122 municípios estão em situação de emergência.

Uma das propostas ressaltadas para compor o Plano foi a necessidade de estratégias de estocagem de água, alimentos e forragem.  Entre as propostas, está a instalação de um total de dois mil novos poços e a ampliação de 1.500 para dois mil carros-pipa.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

CHAFARIZ E LAVANDERIA NÃO FUNCIONA POR FALTA D"ÁGUA QUE É DESVIADA

Chafariz Público

Lavanderia Pública

          A VILA DO CATIMBAU VEM SOFRENDO COM O CASTIGO CHAMADO SECA,  DEVIDO O BAIXO NÍVEL D'ÁGUA NO POÇO, CONSEQUENTEMENTE  GERANDO PROBLEMAS NA BOMBA, CAUSANDO UMA GRANDE FALTA DO LIQUIDO PRECIOSO, MAS O QUE DEVERIA FUNCIONAR PARA AMENIZAR AS NECESSIDADES DOS CATIMBAUENSES NÃO FUNCIONA, COMO: O CHAFARIZ E A LAVANDERIA, POIS OS MESMOS POSSUEM PRÉDIOS PRÓPRIOS, FUNCIONÁRIOS MUNICIPAIS SÓ ESTÁ FALTANDO UM POUCO DE ATENÇÃO DOS SERVIDORES E O PRINCIPAL A ÁGUA, QUE FOI DESVIADA PARA CASAS PARTICULARES  DE ALGUNS APROVEITADORES RESIDENTES NA VILA, SACRIFICANDO TODA UMA POPULAÇÃO, POIS A MESMA TEM QUE COMPRAR ÁGUA POR R$ 10,00 OU R$ 15,00 O TAMBÓ. PEDIMOS QUE SEJA TOMADA AS PROVIDÊNCIAS REFERENTE A ESTE CASO, AOS ÓRGÃOS COMPETENTES QUE TEM INTERESSE DE AJUDAR A COMUNIDADE. SOMOS O VALE DO CATIMBAU, ABENÇOADO COM ÁGUA E BELEZAS NATURAIS, NÃO DEVEMOS PAGAR POR UNS QUE  AGEM DE MÁ FÉ, PRINCIPALMENTE QUANDO SE FALA DE ÁGUA.
Fonte:Catimbau em Foco

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Ranilson Ramos pede parceria da sociedade para conviver com a estiagem



Na manhã desta quinta-feira (01), o coordenador do Comitê Integrado de Enfrentamento à Estiagem, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, expôs em Serra Talhada, com representantes do Comitê, ações
emergenciais e estruturadoras executadas pelo Governo do Estado para conviver com a estiagem prolongada, a maior dos últimos 40 anos, em Pernambuco. A reunião é resultado do encontro dos bispos pernambucanos com o governador Eduardo Campos que solicitou a apresentação das ações à Igreja. O Comitê realiza reuniões todas as segundas-feiras e esta foi uma reunião extraordinária para mostrar esse monitoramento aos bispos.
As medidas foram apresentadas aos bispos diocesanos de Pesqueira, Dom José Luís, de Salgueiro, Dom Magnus Henrique, de Afogados da Ingazeira, Egídio Bisol, Dom Manoel dos Reis de Petrolina, além de membros de Organizações Não-Governamentais. Todos os encaminhamentos serão tratados pelo Comitê que levará o que foi discutido para resoluções no âmbito dos governos Estadual
e Federal.  Estavam presentes o prefeito de Serra Talhada, Carlos Evandro e
o deputado estadual, Manoel Santos.
O secretário Ranilson Ramos disse que os efeitos da estiagem atingem a 1,2 milhão de pessoas em Pernambuco. São 122 municípios em estado de emergência. Na assistência

Jovem é assassinado no centro de Buíque na Academia das Cidades

Foto/Internete/facebook
Na manhã desta quinta-feira (01), a cidade de Buíque foi surpreendida com o assassinato de um jovem de 15 anos. O fato aconteceu na da Academia das Cidades. Por motivos ainda desconhecidos, Sebastião Filho Moreira de 15 anos (Moreirinha),  foi golpeado com uma faca peixeira o qual perfurou o pulmão, devido a gravidade do ferimento, o jovem faleceu ainda no local. De acordo com informaões da família, o assassno, um menor de 14 anos,  está foragido, a policia está a procura do mesmo. A vitima era aluno da Escola Municipal Engenheiro Klaysson de Freitas Araújo.
Direto da Redação/Hozana Araújo