
Os Parques da Copa:
A realização da Copa do Mundo de Futebol de 2014 no Brasil é uma grande oportunidade para o país se consolidar como um importante destino turístico internacional.
Além de seu futebol, a natureza exuberante é uma das mais fortes imagens do Brasil no exterior. Quando se pensa em turismo de natureza, os Parques Nacionais são a primeira opção procurada pelos viajantes.
O Projeto Parques da Copa associa estas fortes marcas com o objetivo de oferecer aos turistas, que virão ao Brasil para a Copa do Mundo, a estrutura adequada nos Parques e regiões.
O ecoturismo, ao mesmo tempo em que ajuda a sensibilizar a sociedade para a importância das unidades de conservação, dinamiza as economias locais e gera recursos financeiros para a manutenção destas áreas.
O Projeto Parques da Copa é uma parceria do ICMBio com os Ministérios do Meio Ambiente e do Turismo e a Embratur para garantir estrutura adequada para receber os visitantes em 27 Unidades de Conservação próximas às cidades sede e que possuem grande apelo turístico.
O projeto inclui também o fortalecimento das estruturas de apoio fora dos Parques, como meios de hospedagem e alimentação e vias de acesso. A Embratur será responsável pela promoção destes destinos internacionalmente.
Os critérios balizadores para a seleção das unidades participantes incluem:
Contar com atributos turísticos e beleza cênica com potencial de atratividade nacional e internacional;
Estrutura de acesso em boas condições (tempo de deslocamento da cidade-sede ao parque);
Pertencimento às regiões turísticas priorizadas pelo MTur/destino indutor;
Integrar roteiros turísticos já estruturados; promoção pela Embratur;
As unidades contempladas deverão contar, no mínimo, com as seguintes estruturas até 2014: portal de acesso, centro de visitantes com exposição interpretativa, sinalização bilíngue e ao menos um atrativo acessível ao grande público, com estruturas de apoio e equipamentos facilitadores.
As 27 unidades de conservação federais selecionadas e aprovadas pelo parceiros do projeto são as seguintes:
Manaus: Parque Nacional de Anavilhanas, Parque Nacional do Jaú e Reserva Extrativista do Rio Unini
Cuiabá: Parque Nacional do Pantanal Matogrossense e Parque Nacional da Chapada dos Guimarães;
Brasília: Parque Nacional de Brasília e Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros;
Fortaleza: Parque Nacional de Jericoacoara, Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Parque Nacional de Ubajara e APA do Delta do Parnaíba;
Natal e Recife: Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, Parque Nacional da Serra da Capivara e APA Costa dos Corais, (faltando apenas o nosso tão querido Catimbau);
Salvador: Parque Nacional da Chapada Diamantina e Parque Nacional Marinho dos Abrolhos;
Belo Horizonte: Parque Nacional da Serra do Cipó e Parque Nacional do Caparaó;
São Paulo: Parque Nacional do Itatiaia e Parque Nacional da Serra da Bocaina;
Rio de Janeiro: Parque Nacional da Tijuca, Parque Nacional Serra dos Órgãos, Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba e Reserva Extrativista Marinha do Arraial do Cabo;
Curitiba: Parque Nacional do Iguaçu;
Porto Alegre: Parque Nacional de Aparados da Serra e Parque Nacional da Serra Geral.